terça-feira, 3 de junho de 2014

GRUPO AXÉ CAPOEIRA-ANGOLA
 
O grupo Axé Capoeira começou no Recife em 1982. A primeira academia de capoeira foi no Canadá em 1996, o grupo continua a crescer como um dos lideres mundiais de capoeira.

São já muitos estudantes em todo mundo inclusive Angola e tudo isso graças aos trabalhos dos grandes mestres que as constituem e os seus alunos.
 
O GRUPO AXÉ CAPOEIRA, em Angola foi criado em 2009 pelo monitor Sucuri e esta localizado em várias partes de Angola tendo academias em Luanda Benguela,Huambo e Kwanza Sul( Porto Amboim, Sumbe,Waku-Kungo ) tendo como representante máximo actualmente do Grupo em Angola o Graduado Faca de Ponta.
 

Filosofia

A filosofia do Grupo Axé Capoeira é respeitar todos os mestres, preservar as raízes e tradições da Capoeira em todos os seus aspectos: como uma luta, arte e cultura. Nós nos esforçamos para ensinar e educar para que a capoeira cresça de forma saudável e positiva. Tentamos passar para os alunos métodos físicos e mentais de formação, para que eles aprendam a criar situações e manter um diálogo dentro do jogo. Ao jogar com os amigos e os inimigos, os alunos aprendem a lidar com qualquer situação dentro ou fora da roda. Na América do Norte, não só ensinar os movimentos, mas a língua brasileira e os costumes, bem como, para que os alunos possam tornar-se verdadeiros capoeiristas. 
 

Objectivo

Axé Capoeira está trabalhando duro para garantir que a capoeira tenha um futuro forte e possa ser colocada entre as formas mais amplamente praticada e respeitada de artes marciais do mundo. Através da participação na pesquisa, viagens e evento histórico, esperamos aumentar o nosso conhecimento na arte e contribuir para a evolução e crescimento da Capoeira. Além disso, nós nos esforçamos para promover um estilo de vida saudável e ativo para os nossos membros de todas as idades. 
 

Projecto Social

Utilizando a capoeira como forma de incentivo à educação e a inclusão social, o objetivo principal do projeto social da AXÉ CAPOEIRA ANGOLA é incentivar e recuperar valores culturais, sociais, educacionais e artísticos, empregando-os no propósito de socialização, formação, inclusão e profissionalização dos jovens beneficiados pelo projeto.
Em seu funcionamento, o projeto tem como atividade eixo a capoeira e agrega outras práticas, como: atividades lúdicas e educacionais, danças tradicionais e toque de instrumentos musicais, projeção de vídeos, filmes, palestras sobre assuntos pertinentes a cultura popular e vivências de transversalização de temas relacionados ao exercício da cidadania.
O aluno da Axé Capoeira Angola compreende crianças e adolescentes de 05 a 18 anos que pertence à família de baixa renda, inserida no mercado informal de trabalho. Alguns jovens até trabalham para ajudar no sustento da família. No processo de formação, são levados em consideração os diversos aspetos da vida do aluno, relacionados com a etnia, família, educação sexual, uso de drogas, escolaridade e cidadania.

Aulas

As aulas de capoeira são realizadas em salões abertos ou fechado que podem ser espelhados ou não, o que facilita aos capoeiristas a observação de sua performance. As aulas são normalmente ministradas por capoeiristas de graduações elevadas, superiores, a maioria deles sem nenhuma formação académica em Educação Física. "Existem vários métodos de ensino, e cada professor, cada academia, cada grupo alardeia que o seu é genuinamente original, é o melhor".

Frequentemente os capoeiristas acabam ministrando aulas exactamente iguais aos que seus mestres ministram. Na verdade, de uma forma ou de outra, todos se baseiam na "sequência" e na "cintura desprezada" criadas por mestre Bimba, adicionados aos treinos sistemáticos e repetitivos entre duplas introduzidas na década de 1960. Mesmo os que praticam e ensinam a capoeira angola, que originalmente não tinha métodos de ensino, utiliza variações adaptadas desses elementos didácticos.
 
Veja nas localizações o Núcleo mais perto de si. Visite-nos e faça um treino sem qualquer compromisso.
 

Localizações

 

Núcleo do Sumbe: Cine Sporting

Responsável: 5º Grau Dalanda

Horário de treinos: 18h00 às 20h30

Dia da Semana: Segunda à Sábado

Contactos: +244 927504918 -


 

Núcleo do Porto Amboim:Clube Naval  

Responsável: 4º Grau Remoinho

Horário de treinos: 18h00 às 20h30

Dia da Semana: Segunda à Sábado

Contactos: +244 913 540 659

 

Núcleo do waku kungo: Casa da Juventude  

Responsável: 4º Grau Aú Guerreiro  

Horário de treinos: 18h00 às 20h30

Dia da Semana: Segunda à Sábado

Contactos: +244 926 308 260

 


Sem comentários:

Enviar um comentário